Chapas “Bolso-Ciro” se espalham pelo país: PDT e PSL caminharão juntos em cidades importantes

Chapas “Bolso-Ciro” se espalham pelo país: PDT e PSL caminharão juntos em cidades importantes

A menos de uma semana do início oficial da eleição de 2020, convenções partidárias oficializaram em diversos municípios, país a fora, coligações entre o PDT, o partido de Ciro Gomes, e o PSL, de Jair Bolsonaro.

É o caso de Campos dos Goytacazes, maior município da região norte do estado do Rio. Na cidade, o candidato pedetista Caio Vianna terá como vice o coronel da Polícia Militar, Fabiano Souza, que seria o candidato do PSL à sucessão municipal.

Em Santa Catarina, onde o governador bolsonarista Carlos Moisés (PSL) tem como líder do governo na Assembleia Legislativa Paulinha da Silva (PDT), é muito provável que os dois partidos caminhem juntos em alguns municípios, apesar de algumas declarações contrárias de membros de ambas legendas. Em Criciúma Rodrigo Minotto, que é do PDT e um dos mais ferrenhos aliados do governador bolsonarista, deverá contar com apoio do partido de extrema-direita para sua coligação, algo já admitido pelo presidente estadual da sigla.

Em Ingá, na Paraíba, foi confirmada a coligação PDT, PSL, MDB e PSD, à reeleição do prefeito Robério Burity e de Leidinha como vice-prefeita na chapa.

Em Crucilândia, Minas Gerais, Charles Carneiro, do PSDB, um ferrenho defensor de Bolsonaro, conseguiu unir também em sua coligação o PDL e o PDT.

Em Cacuia, Ceará, o diretório municipal do PDT, que fez campanha para Bolsonaro em 2018, agora promete repetir a dose formando uma coligação com PSL para prefeitura.

Em outros municípios, e o mais importante deles é São Paulo, com Márcio França (PSB), candidatos apoiados pelo PDT fazem acenos a Bolsonaro, na expectativa de captar o sentimento antipetista fabricado pelos veículos de comunicação e a Operação Lava-Jato.

Rodrigo Veloso
Escrito por:

Rodrigo Veloso

Rodrigo Luis Veloso é mestrando em sociologia e pesquisador na Universidade Federal Fluminense e do Movimento Unificado pela Diversidade (MUDi)

Ver todos os posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *