Diretor de ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’ cita avanço, mas lamenta demora para amor gay ser mostrado

Diretor de ‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’ cita avanço, mas lamenta demora para amor gay ser mostrado

O diretor do premiado filme ‘Hoje eu Quero Voltar Sozinho’, assistiu ao capítulo desta terça-feira da novela Liberdade, Liberdade, da TV Globo, atento ao esperado clímax entre os personagens Capitão Tolentino (Ricardo Pereira) e André (Caio Blat). Daniel Ribeiro reconheceu a relevância da veiculação da cena, mas lamentou a demora para a televisão tomar coragem para colocar no ar uma cena de sexo homossexual.

O cineasta acredita que se fosse exibida anos atrás, poderia ter contribuído artisticamente para a evolução da sociedade brasileira. “Acho a exibição da cena um importante passo apesar de ser uma pena que venha com tanto atraso. Se tivesse sido exibida há alguns anos, em um Brasil menos polarizado, talvez tivesse ajudado a evitar a onda conservadora que tomou conta do tema. Hoje, ela serve menos como instrumento para desconstruir os tabus relacionados a homossexualidade e mais como munição pra briga de torcida de um país dividido”, comentou Ribeiro.

Sobre a cena, ele elogiou o desempenho dos atores e o cuidado da direção. “Teve um bom equilíbrio entre a delicadeza e a ousadia que a cena merecia”, apontou.

Exibição de filme foi cancelada pela Globo

O filme chegou a ser programado para ser exibido em uma noite de sábado, em janeiro deste ano, mas teve a exibição cancelada pela emissora carioca sob alegação de que a produção entraria no ar em um horário tardio, 1h. No entanto, quase seis meses depois, a produção nacional ainda não voltou a ser agendada na grade.

‘Hoje Eu Quero Voltar Sozinho’ conta a história de amor dos adolescentes: o tímido Léo (Ghilerme Lobo), se percebe encantando com o novo colega da escola, Gabriel (Fábio Audi). O filme recebeu mais de 90 prêmios em todo o mundo.

Representatividade

O ativista João Junior não conteve as lágrimas ao ver retratado o amor entre dois homens na novela global. “Certamente uma das cenas de amor mais lindas e importantes da televisão brasileira. Um símbolo de afirmação da igualdade entre casais homoafetivos e heteroafetivos”, abordou.

Caio Blat e Ricardo Pereira protagonizam cena de sexo em 'Liberdade, Liberdade'
Caio Blat e Ricardo Pereira protagonizam cena de sexo em ‘Liberdade, Liberdade’

O ator Kelvin Torres destacou a interpretação de Caio Blat e Ricardo Pereira. “Foi uma cena bem verdadeira. Os atores conseguiram transmitir a ansiedade dos personagens desejando aquela primeira vez entre eles”, disse. Um dos youtubers gays mais populares, Victor Larguesa celebrou a exibição em um momento, segundo ele, da ascenção de forças reacionárias.

“Em uma época que o conservadorismo inundou nosso governo, quanto mais redes naturalizarem a forma que eu vivencio meu corpo, meus sentimentos e minha sexualidade, para mim, é uma vitória”, definiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *