Masculinidade: uma dívida


Um boi sempre será o macho de sua espécie, mas nunca será másculo. Embora associemos leões à força e poder, o fato das leoas botarem comida em casa não faz com que eles questionem a própria virilidade. Assim como pinguins-imperadores e cavalos-marinhos, que são responsáveis pela gestação da sua prole, mas não questionam se são varões de verdade.

Há quem diga que gênero se trata de uma ideologia gayzista, mas esses exemplos do mundo animal revelam como nosso conceito do que é ser homem é produto de uma cultura. Embora defendida como um fenômeno da natureza, a masculinidade apresenta hábitos e práticas que variam entre os povos. Na homofóbica Rússia um homem dar uma bitoca na boca de outro pode ser um ato de gratidão. Se aqui no Brasil os homens não demonstram afeto por outros – apenas respeito -, na machista cultura árabe é possível encontrar homens se cumprimentando com beijo no rosto ou até mesmo andando de mãos dadas sem ninguém sequer supor que se trata de um casal gay.

Somente em nossa espécie, o macho se difere da fêmea não somente por sua genitália, mas também através de valores morais, físicos, estéticos… Só humanos qualificam os seus machos segundo uma escala que os define como homens de mentira ou de verdade segundo requisitos socialmente estabelecidos. A seguir, destacarei algumas das características indispensáveis a qualquer homem HOMEM que se queira um exemplar legítimo do gênero masculino.

PRESENÇA

michelle-rodriguez

 

Cabra macho de verdade mesmo sabe impor respeito! E não leva desaforo pra casa, a não ser que seja de alguma figura hierárquica/de autoridade. Um dos mais eficientes e antigos jeitos para desmotivar folgados a desacatarem a sua honra é ostentando hercúlea força física. Exemplos: Chuck Norris, Stallone, The Rock, Kellan Lutz,…

LÓGICA

thatcher

Não há espaço para sentimentalismos quando se é homem. Até mesmo meninos de 4 anos precisam aprender que ficar chorando pra mãe quando se machuca não é uma atitude admissível. Homem com H maiúsculo é, acima de tudo, um ser racional. Sem pena, senso de humor ou tempo para ficar contemplando emoções ou outras frescuras. Exemplos: Sherlock HolmesPatrick Bateman, Dr. House,…

DECÊNCIA

arya-stark

Na maioria das culturas a figura masculina costuma ser o reservatório de todas as virtudes respeitáveis de uma sociedade. Cada indivíduo que nasce com um pênis, portanto, é conduzido a se comportar segundo o que é encarado como o melhor entre os seus iguais. Como arautos da moral e dos bons costumes não lhes é permitido se associar com comportamentos tidos depravados ou femininos. Exemplo: conservadores e representantes da extrema direita.

CARNE, CERVEJA E MAIS CARNE

daenerys-targaryen

Assim como inúmeros outros costumes, a carne é um dos símbolos supremos da macheza. Quando um homem se revela vegetariano, ele é automaticamente interpretado como fresco, mais fraco, e emasculado. Seus rituais de preparo e colhimento são tipicamente masculinos. Embora atualmente a carne esteja dissociada da caça, a carne ainda mantém os signos de força e poder. É também sabido que em tempos de guerra, as reservas de carne são preferência dos soldados. Exemplos: churrasqueiros, peões, caçadores, o privilégio de cortar o prato principal em festividades…

Certamente existem outros atributos que são genericamente masculinos, mas hoje, dia do homem (cof), quis destacar apenas alguns. Mulheres ilustram os conceitos porque enquanto homens perdem pontos ao comungarem de atividades tidas femininas, elas jamais deixaram de ter sua feminilidade questionadas por engajarem-se em atividades do sexo oposto. Pelo contrário, elas podem até perder pontos em atratividade, mas ganham em respeitabilidade.

O preço de ser homem em uma sociedade machista e patriarcal, portanto, é ser refém da avaliação alheia do seu desempenho. E é por isso que o conceito de gênero é algo que precisa ser debatido, pois ele oprime não somente mulheres e a comunidade LGBT, mas toda a coletividade pois coloca o homem na extenuante tarefa de reafirmar um ideal extremamente frágil. Que por qualquer deslize coloca todo o esforço anterior em cheque.

Gênero pode ser um conjunto de ideias mas a sua prática é facilmente reconhecível, apesar da sua completude ser impossível. Na dúvida sugiro exemplos não-fictícios para o quesito Lógica – um macho que jamais se deixou levar pelo emocional.

Previous Não estamos à venda
Next Não existe bicha pobre?

1 Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *